quarta-feira, 19 de agosto de 2009

QUANTO VALE A SUA FAMÍLIA?


Texto: Mateus: 1.18-25

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.
19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;
21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:
23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.
24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;
25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.


Introdução:

Quanto vale a sua família?
Será que nós temos dado o valor que a nossa família merece?
Quando Deus criou o homem (Gênesis: 1.26), Ele observou que o homem não poderia viver só e disse o Senhor: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (Gênesis: 2.18).
É por isso que quando estamos sozinhos, ficamos tristes. Assim estava adão antes de Deus criar a mulher, mas depois que Deus fez a sua companheira, ele ficou muito feliz!
Todos nós quando pensamos em casar pensamos em ser felizes, mas para sermos felizes é preciso que Deus esteja presente, pois enquanto Adão e Eva tinham a presença de Deus em suas vidas eles eram felizes.
Você tem convidado Deus para estar presente no seu casamento?
Quantas vezes o homem pensa que por ser a cabeça da casa, diz que só ele que ditas às regras, que fala mais alto... Quando Deus diz que o homem é a cabeça, Ele quer dizer que o homem é o maior responsável pela sobrevivência, e o desenvolvimento da família.
Outros pensam que a sua esposa é uma empregada!
Deus fez uma “companheira” para ajudar, e não para ser humilhada, como se fosse inferior.
A bíblia diz: Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.
Se são uma só carne, então não á diferença!

I – Maria e o projeto de Deus:
No v.18 Maria estava compromissada com José (estava noiva), mas antes de se casarem ela ficou grávida pelo Espírito Santo. Naquela época se uma mulher traísse seu esposo ou futuro esposo, esta seria apedrejada (Dt.22.23,24), olha a situação de Maria! Por um lado feliz por ter recebido um grande privilegio de ser mãe de Jesus e por outro lado triste porque não poder ocultar este fato do seu futuro esposo José.

Muitas vezes não entendemos o que Deus faz, Maria ficou sem saída.

Às vezes para cumprir um propósito de Deus na nossa vida, seja preciso que nós passamos por situações como a de Maria, uma situação que parecia não teria saída, mas precisamos lembrar que Deus quando traça um projeto, Ele sempre faz perfeito!

Talvez você esteja passando por uma situação difícil, que mais parece que não tem jeito, lembra que o mesmo Deus que escolheu Maria, também te escolheu.

II – José, um homem justo:

Entre os versículos 18 e 19 existe uma lacuna aberta que nos da a entender que neste período foi que José percebeu uma ligeira transformação em sua noiva, quem sabe ele logo pensou que ela o teria traído. Porque é assim, nós seres humanos fazemos jugo precipitado, uma vez que ele sabia que sua noiva era virgem.
Mas no v.19 diz que José seu marido como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. Todo noivo naquela época era considerado esposo ou marido, porem não tinham relações sexuais, só após o casamento.

José era um homem conhecedor das leis e sabia que se a deixasse teria que dizer o motivo e ela receberia um severo estigma social, de acordo com a lei civil Judaica José tinha o direito de se divorciar-se dela (mesmo sendo noivos a separação era considerado divorcio) e as autoridades judaicas poderiam ter mandado apedrejá-la até a morte (Dt.22.23,24).

Normalmente nós homens, pensamos em nós mesmos, este fato seria o suficiente para pedir a separação. Tem casai que se separam por tão pouco!

“antes de eu me casar, perguntei para algumas pessoas mais experientes o que eles achavam... fiquei tão confuso com as opiniões!”

“Muitas pessoas acham que o casamento é como uma sala de cinema, entra ver o que esta passando, se for bom fica e se não for sai e entra em outra sala até encontrar o filme desejado” Quem assim faz comete um grande erro, o casamento foi constituído por Deus, desde o Jardim do Éden. O casamento é uma união de carne e alma, carne porque existe um desejo (sexo) e este desejo oscila, quem se uni somente por este desejo não terá um casamento duradouro; alma porque existe um sentimento (amor), e este é que nos ensina a respeitar, a ser mais tolerantes, cuidar, sonhar... Quem se uni conforme a criação de Deus, carne e alma, desfruta de “paz”.

Se você pensa em casar-se, grande coisa almeja! Mas lembra que o casamento é como uma via de mão dupla, hora você será ouvido e hora você terá que dar ouvidos, ser pacifico, pois a sua opinião talvez não esteja de acordo com a do seu cônjuge...

Será que nós temos dado o valor que merecem a nossa família?

Fico maravilhado com a atitude de José, ao invés de pensar no que os outros pensariam pensou nela, ele não queria difamá-la mesmo se sentindo traído.

Há uns vinte anos atrás a família tinha muito mais valor!

Os valores foram se perdendo com a modernização, onde tudo é cafona, fora de moda, careta...

Você já falou ou tem falado e demonstrado o seu amor pelo seu cônjuge?

Fala pro seu cônjuge o quanto você o ama! É bom saber que somos desejados, importantes...

III – Mensageiros do Senhor

Quando José havia projetado deixar Maria secretamente (v.20), em sonho o anjo (mensageiro) do Senhor lhe apareceu e disse: José filho de Davi, não temas receber a Maria, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.

Deus não nos deixa confundido, José havia pensado e não externou para ninguém. Aqui está à prova que Deus sonda nossos pensamento como diz na Bíblia (Salmos: 139.2 - Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento).

Precisamos estar atentos, para ouvirmos e obedecermos à voz do Senhor.

Imaginemos o peso que saiu dos ombros de José?

Agora sabendo que se tratava de uma obra divina, José recebe Maria (casou-se), mas não a conheceu até dar a luz o seu filho (v.25).

Mesmo após o casamento, José teve que ter paciência para esperar a sua esposa dar a luz e só depois poder desfrutar da sua “lua de mel”.

Os jovens pesam que se casarem terão os seus problemas resolvidos, isso porque pensam que o casamento é constituído por “sexo”, será que os jovens dos dias de hoje esperariam como José? Não!
Outros pensam em casar para se livrarem das cobranças dos pais, e esquecem que serão cobrados pelo cônjuge.

Conclusão:

Aprendemos uma grande lição com José, e precisamos aplicá-la em nossas vidas.
José honrou a Deus e foi recompensado, sendo o pai de Jesus o nosso libertador!

Se você já é casado, valorize o presente que Deus te deu!
Cuidado com as más influências da mídia que tenta nos induzir a cobiçar, a trair...
Viva, desfruta os seus sonhos com a pessoa que você ama, e escolheu para passar o resto da sua vida.
Não pense se você fez a escolha certa ou errada, apenas viva e seja feliz.

Inspiração: Espírito Sando de Deus
Escrito por: Valdeni

Nenhum comentário: